Quinta - 27/07
Sexta 28/07
28 Jul 2017
8:00h á 12:00h
Maratonas
Realização das maratonas
Biohackaton
Realizadores: Angelo Cardoso, Artur Cancio e Breno Lisboa
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), 4º andar, Sala 410 - UFBA, Canela.
______________________________________________________________
Biobusiness
Realizador: Geisel Alves
PAF V, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Lab I, Térreo - UFBA, Ondina.
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
8:00h á 9:00h
Iniciativa Biotec - Divulga Biotec
O projeto Divulga Biotec é uma iniciativa por parte dos alunos do curso de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia visando divulgar o curso para empresas com a finalidade conseguir parcerias e oportunidades de trabalho; bem como divulgar a área emergente da Biotecnologia para estudantes de ensino médio, incentivando o conhecimento e motivando o ingresso dos mesmos no curso, desde que esta ação resulte em difusão deste ramo das ciências pra sociedade em geral, fazendo-se notória e relevante a área da Biotecnologia, o qual ainda se encontra desconhecida.
Links:
Página do Facebook: https://www.facebook.com/DivulgaBiotec/
Palestrantes:
Talita Anunciação
Guilherme Alencar
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
8:00h á 9:00h
Iniciativa Biotec - Profissão Biotec
O Profissão Biotec é uma iniciativa de biotecnologistas cansados de explicar o que é um biotecnologista, com o quê ele pode trabalhar, e de mão encontrar o curso listado nas seleções para vagas de empregos nas possíveis áreas de atuação. Por meio da produção de conteúdos especializados, entrevistas com profissionais e interações nas redes sociais, o Profissão Biotec divulga a existência dos biotecnologistas e busca sua união profissional, visando a valorização destes profissionais no Brasil.
Links:
Site Oficial: http://profissaobiotec.com.br/
Página do Facebook: https://www.facebook.com/profissaobiotec/
Palestrantes:
Vanessa Carreiro
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
9:00h á 11:00h
Papo Científico I - Biominas e Biostartup Lab
O BioStartup Lab, uma iniciativa da Biominas e do Sebrae Minas, surgiu em 2014 como uma estratégia setorial de potencialização do setor de ciências da vida em Minas Gerais, com parceria estratégica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, de Minas Gerais.
O BioStartup Lab existe para diversificar o ecossistema de inovação e startups. Estimulam o processo criativo e apoiam aqueles que querem acelerar a transformação de suas ideias ou aplicar seus conhecimentos em novas soluções para as áreas de ciências da vida: saúde humana, agronegócio/saúde animal, meio ambiente e digital health.
Disponibilizam conteúdo, realizam eventos e mantêm um programa de pré-aceleração que oferece a novos empreendedores a oportunidade de testar e validar produtos, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades, incluindo captação de recursos e gestão de negócios.
Em um ano de atuação o programa recebeu notoriedade Nacional, com a premiação na categoria “Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador” do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador de 2016, e está atualmente na sua Terceira Rodada no estado de Minas Gerais.
Vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=Hi6AxIEJDqo&list=PLd5CkuSzfvx8iZxABkx0yMNP_5k0gYeUd&index=1
Links:
Site: https://biostartuplab.org.br
Facebook: https://facebook.com/BioStartupLab
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
9:00h á 11:00h
Papo Científico II - Zika: por trás dos bastidores
O vírus zika foi descoberto incidentalmente em 1947, num estudo-sentinela com mosquitos e primatas na floresta do mesmo nome, em Uganda. Permaneceu por décadas limitado às regiões equatoriais da África e da Ásia, infectando macacos e mosquitos arbóreos e poucos seres humanos. Ao longo dos anos o homem se inseriu neste ciclo e a disseminação do vírus foi possível, sendo em 2015 identificado pela primeira vez no Brasil. Os virologistas Gúbio Soares e Silvia Sardi da UFBA, junto ao infectologista Antonio Bandeira do hospital Aliança - BA foram os responsáveis pela identificação do vírus.
Apesar da recente declaração do fim da emergência nacional da epidemia de microcefalia e outras alterações neurológicas, as sequelas do vírus seguem fazendo parte do cotidiano de centenas de pessoas, se revelando em sua forma mais grave em comunidades pobres. Ações conjuntas do governo e conscientização da população devem continuar sendo trabalhadas para que episódios como os de 2015/2016 não ocorram novamente.
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
11:00h á 12:00h
Iniciativa Biotec - Café com Startup
O Café com Startup é um projeto de extensão realizado pelos alunos da UFC – Universidade Federal do Ceará com foco na educação empreendedora durante a graduação. A missão do Café com Startup é inserir o mindset empreendedor nos estudantes universitários e aproxima-los de pessoas com ampla experiência em empreendedorismo no mercado, além de colaborar com o networking com CEOs de startups durantes os eventos. Trazemos também temas relevantes e rodas de discussão que visam estimular geração de ideias e validação destas. Atualmente o projeto consta com 12 membros, 5 deles são alunos de Biotecnologia, incluindo o presidente do Café com Startup, Filipe Bessa.
Links:
Site oficial: http://cafecomstartup.bitballoon.com/
Página do Facebook: https://www.facebook.com/startupcomcafe/
Palestrantes:
Filipe Bessa
Wesley Rodrigues
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
11:00h á 12:00h
Iniciativa Biotec - Movimento Biotec Brasil
O MBB – Movimento Biotecnologia Brasil – é uma entidade sem fins lucrativos que visa mobilizar os cidadãos em favor de implementar planos, programas, projetos, ações e atividades para o efetivo desenvolvimento da Biotecnologia no país. Defendem a interação do Governo Federal com o setor empresarial, academia, laboratórios públicos e institutos de pesquisa, o que permite criar oportunidades para os diversos setores que utilizam a biotecnologia no Brasil.
Links:
Site Oficial: http://www.movbiotecbrasil.com.br/
Página do Facebook: https://www.facebook.com/mbiotecbrasil/
Palestrantes:
Amanda de Oliveira Melo
Luiz Idebook
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
14:00h á 15:00h
Palestra 4 – Ciência dos Alimentos.
Palavras-chave: alimentos; indústria alimentícia; análises bromatológicas; caracterização química dos alimentos.
A biotecnologia é fundamental na produção de vários alimentos do dia a dia. Um exército microscópico de bactérias, fungos, leveduras, algas e até mesmo vírus ajudam a fabricar alimentos mais saudáveis, seguros e acessíveis economicamente, por meio de processos industriais controláveis e de larga escala, além de também produzir substâncias para realçar sabor, agregar textura, cor e consistência, e elevar a quantidade de vitaminas em alimentos. Algumas estratégias biotecnológicas oferecem alimentos de melhor qualidade nutricional, seja por introdução ou manipulação de compostos bioativos.
Palestrante: Prof. Dr. Ederlan de Souza Ferreira → Lattes
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
14:00h á 15:00h
Palestra 5 – Técnicas biotecnológicas aplicadas no diagnóstico de viroses endêmicas.
Palavras-chave: doenças emergentes e reemergentes; vírus; diagnóstico laboratorial; epidemiologia.
A identificação de novos agentes etiológicos e o ressurgimento de doenças virais infecciosas que se considerava controladas, levam as "doenças emergentes e reemergentes", atreladas a outros determinantes, a serem hoje o foco da atenção dos centros de pesquisa, profissionais de saúde e gestores de políticas públicas. Alguns determinantes que antes consideravam reduzir as doenças infecciosas, podem propiciar o surgimento e disseminação dessas doenças. Um exemplo é o da urbanização acelerada que favorece o aumento dos casos da dengue na região das Américas. Para o enfrentamento destas doenças emergentes e reemergentes o fortalecimento da vigilância epidemiológica, especialmente no que diz respeito à sua capacidade de detecção precoce, e os avanços da biotecnologia na área de diagnóstico laboratorial, têm um papel fundamental para minimizar os impactos de possíveis endemias.
Palestrante: Dr. Gúbio Soares → Lattes
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
15:30h á 16:30h
Palestra 6 – Aplicações industriais de nanomateriais de interesse biotecnológico.
Palavras-chave: nanotecnologia; biomateriais; nanociências.
A indústria biotecnológica é formada basicamente por laboratórios que ativamente testam novos produtos e processos, residindo seu potencial em desenvolver algo efetivo, comercializando-o diretamente. Entre tantas inovações convergentes, a nanociência e a nanotecnologia surgem como alternativa para o estudo dos fenômenos e manipulação de materiais na escala atômica e molecular, quando as propriedades diferem daquelas observadas na escala macro e a realização do desenho, caracterização, produção de estruturas, peças e sistemas pelo controle do seu tamanho e forma na escala nanométrica. Observa-se então que os avanços na nanotecnologia permitirão aplicabilidades biotecnológicas, a exemplo do desenvolvimento de medicamentos nanotecnológicos e utilização de nanopartículas para monitoramento de ecossistemas.
Palestrante: Profª. Drª. Claudilene Chaves → Lattes
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
15:30h á 16:30h
Palestra 7 – Contextualização da Biotecnologia na sociedade através de projetos de inovação social.
Palavras-chave: Biotecnologia, Projeto Inovadores
A biotecnologia surgiu a milhares de anos por meio de técnicas rudimentares. O avanço tecnológico e social permitiu que se tornasse algo mais abrange e complexo, fazendo-se presente no nosso cotidiano através de inúmeras áreas e formas. A inovação atrelada a biotecnologia, por meio dos projetos, é um fenômeno que permeia por novos caminhos, alternativos aos tradicionais. Ela depende da capacidade de gerar, aprimorar, avaliar e implementar novas ideias com eficiência para uma solução melhor, mais barata e eficiente com os recursos disponíveis. Tudo isso visando a geração de produtos, processo ou serviços que trazem benefícios à sociedade.
Palestrante: Profª. Drª. Ângela Rocha → Lattes
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
16:30h á 17:30h
Palestra 8 – Empreendedorismo em Biotecnologia durante a graduação.
Palavras-chave: empreendedorismo; perfil empreendedor; graduação; startup; negócios; inovação.
A Biotecnologia é um setor dinâmico e inovador que vem se expandindo em nível global. O perfil característico inclui uma indústria intensiva em conhecimento multidisciplinar que absorve profissionais de alto nível de qualificação, requer grandes investimentos em “Pesquisa e Desenvolvimento” e possui um período longo de desenvolvimento de novos produtos. Nesse contexto insere-se o Biotecnologista empreendedor. Empreendedor é aquele que faz acontecer por ter sensibilidade tanto para os negócios quanto para o setor financeiro, e capacidade de identificar oportunidades. Ele reformula o padrão de produção, explorando uma invenção ou, de modo geral, um método tecnológico não experimentado para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova. Com isso, considera-se que a inserção de iniciativas empreendedoras no seio acadêmico é de extrema importância para o desenvolvimento deste setor biotecnológico que tanto cresce no Brasil e no mundo.
Palestrantes: Steve Biko e Rodrigo Guimarães
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
16:30h á 17:30h
Palestra 9 – Biofármacos: do estudo a comercialização.
Palavras-chave: Biofármacos; farmacologia; medicamentos biológicos; indústria farmacêutica.
Biofármacos, também conhecidos como medicamentos biológicos, são produzidos por meio dos métodos usados na biotecnologia com a utilização de um sistema biológico vivo, podendo ser desenvolvidos de órgãos e tecidos, microrganismos, fluidos animais ou também de células e microrganismo geneticamente modificados. Devido ao tamanho molecular e complexidade dos biofármacos (o que os difere dos medicamentos sintéticos tradicionais), bem como a sua produção em células vivas, o produto final é muito sensível a variações. Assim, as condições de produção e desenvolvimento desses medicamentos biológicos devem estar sob atenção constante nas diversas etapas do processo industrial, com a intenção de que não haja nenhuma alteração que comprometam a eficácia dos mesmos ou venha provocar efeitos adversos no paciente. Por fim, o desenvolvimento de biofármacos tem permitido encontrar novas opções de tratamentos para doenças mais complexas e o conhecimento biotecnológico no processo produtivo possui grande impacto na saúde da população.
Palestrante: Prof. Dr. Ryan dos Santos Costa → Lattes
28 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
17:30h á 18:30h
Palestra 10 – Transgenia e Melhoramento Convencional Aplicada na Produção Vegetal
Palavras-chave: Agricultura; melhoramento vegetal; biotecnologia vegetal.
A biotecnologia pode fornecer meios para o aumento da produção agrícola pela aplicação do conhecimento molecular da função dos genes e das redes regulatórias envolvidas na tolerância a estresse, desenvolvimento e crescimento, permitindo assim moldar novas plantas. A transformação genética de plantas cultivadas possibilita a validação funcional de genes individuais selecionados, bem como a exploração direta dos transgênicos no melhoramento genético visando à inserção de características agronômicas desejáveis. Os avanços da biologia molecular pode aumentar a variedade de plantas transgênicas e a sua disponibilidade para pequenos e médios produtores. A inserção de características antes ausentes na planta pode agregar valor aos seus produtos, multiplicando a renda do agricultor e diminuindo o êxodo rural. Tal transformação genética pode ser o motor de uma transformação social.
Palestrante: Prof. Dr. Paulo Ribeiro → Lattes
28 Jul 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
17:30h á 18:30h
Palestra 11 – Aplicações de Técnicas de Biologia Molecular na Genética Forense.
Palavras-chave: Biologia molecular; genética; DNA; investigação criminal; forense.
O conhecimento e identificação da molécula de DNA como material genético e suas propriedades químicas levou a avanços na identificação forense. Com o foco de estudar a estrutura, função do material genético (DNA e RNA) e de seus produtos de expressão (proteínas), o desenvolvimento da biologia molecular permitiu o reconhecimento de marcadores moleculares que são únicos em cada indivíduo. Assim, os avanços nas técnicas de biologia molecular geraram um impacto na ciência forense, tornando-se importante na identificação de suspeitos e excluindo inocentes. Hoje é uma ferramenta importante na identificação humana e investigação criminal.
Palestrante: Profª. Drª. Tânia Gesteira → Lattes
Sábado 29/07
Segunda 31/07
31 Jul 2017
8h á 12h
Maratonas
Realização das maratonas
Biohackaton
Realizadores: Angelo Cardoso, Artur Cancio e Breno Lisboa
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), 4º andar, Sala 410 - UFBA, Canela.
______________________________________________________________
Biobusiness
Realizador: Geisel Alves
PAF V, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Lab I, Térreo - UFBA, Ondina.
31 Jul 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
8:00h á 10:00h
Mesa Redonda I - Mercado de Trabalho
A Biotecnologia é caracterizada pela multidisciplinaridade, e partindo disso vêm as questões: como está, atualmente, o mercado de trabalho para o profissional graduado em Biotecnologia no Brasil? Qual é o perfil dos cursos de Biotecnologia nas diferentes regiões do país? Em qual área o formado pode se inserir para iniciar a vida profissional? Convidamos os congressistas a participarem da mesa redonda de discussão sobre Mercado de Trabalho. No encontro serão discutidos os pontos que envolvem a inserção do Biotecnologista no mercado, a competitividade com outras áreas, o perfil das universidades que dispõem do curso de Biotecnologia, entre outros. Será apresentado trabalhos que envolvem os pontos mencionados realizados por alguns estudantes, bem como a participação de egressos.
31 Jul 2017
Anfiteatro do ISBA - Instituto Social da Bahia, Ondina
14:00h á 15:00h
Palestra 1 - The Climate Reality Project.
31 Jul 2017
Anfiteatro do ISBA - Instituto Social da Bahia, Ondina
15:30h á 16:30h
Palestra 2 – Fórum de Discussão do Código de Ética.
31 Jul 2017
Anfiteatro do ISBA - Instituto Social da Bahia, Ondina
16:30h á 17:30h
Palestra 3 - LiNAbiotec
Terça 01/08
01 Aug 2017
8:00h á 12:00h
Minicursos
Realização dos minicursos
Minicurso 1 - Toxicologia Forense (abordagem: teórico)
PAF V, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Lab I, Térreo - UFBA, Ondina.
Minicurso 2 - Nanotecnologia aplicada a Biotecnologia (abordagem: teórico e prático)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Sala 206, Segundo Andar - UFBA, Canela.
Minicurso 3 - Desenvolvimento de biotecnologias marinhas aplicadas no petróleo: biorremediação de ambientes poluídos (abordagem: teórico e prático)
À definir
Minicurso 4 - Células-tronco: aspectos gerais, classificação, propriedades e potencial terapêutico (abordagem: teórico)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Lab de Informática 4, Terceiro Andar - UFBA, Canela.
Minicurso 5 - Produção de Cerveja (abordagem: teórico e prático)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Sala 406, Quarto Andar - UFBA, Canela.
Minicurso 6 - Cultura de Células e Tecidos de interesse biotecnológico (abordagem: teórico)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Sala da Congregação, Segundo Andar - UFBA, Canela.
01 Aug 2017
Área externa do PAF I - UFBA, Ondina
14:00h á 15:00h
Feira de Exposições
Apresentação de trabalhos
Stand de vendas
01 Aug 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
15:30h á 16:30h
Palestra 12 - Trazendo sequências para a vida: Como é o trabalho de um bioinformata.
Palavras-chave: Bioinformática; genética; biologia molecular; computação.
Muitas vezes os laboratórios de genética molecular têm a pergunta, a hipótese e a técnica para gerar certo dado, mas não têm um corpo especializado em métodos de computação para transformar essa informação em conhecimento. Insere-se nesse contexto o profissional Bioinformata, surgindo da necessidade de um profissional com domínio em programação e visão multidisciplinar. O Bioinformata entende de computação e biologia e utiliza destes conhecimentos a favor dos avanços e conquistas das ciências da vida. Estão envolvidos em resultados e expectativas de avanços genéticos, medicina personalizada, remédios sob medida, acurada prevenção de doenças, dentre outros.
Palestrante: Dr. Pablo Ivan → Lattes
01 Aug 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
15:30h á 16:30h
Palestra 13 - Técnicas Biotecnológicas aplicadas na Biorremediação.
Palavras-chave: Biorremediação; contaminação de solo e água; microbiologia.
Chama-se de biorremediação a utilização de seres vivos para descontaminar ou reduzir o teor de poluentes no meio ambiente. Diversas plantas e microrganismos são capazes de acumular e transformar diferentes poluentes em substâncias com toxicidade reduzida. Considerando que as tecnologias convencionais de remediação ambiental são em geral inadequadas para reduzir, a níveis aceitáveis, as concentrações de metais pesados em efluentes contaminados, a biorremediação se apresenta como uma solução alternativa de grande interesse. Além disso, os métodos biotecnológicos para a detoxificação de efluentes são menos onerosos que as tecnologias convencionais.
Palestrante: Drª. Olivia Maria → Lattes
01 Aug 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
16:30h á 17:30h
Palestra 14 - Avaliações tecno-econômicas de projetos de inovação em Biotecnologia.
Palavras-chave: Braskem; inovação; petroquímica; desenvolvimento sustentável.
A Braskem S.A. é a maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, além de ter como Tecnologia e Inovação os principais pilares da estratégia de crescimento e desenvolvimento sustentável. Com uma visão estratégica em ser a líder mundial da química sustentável, a Braskem melhora a vida das pessoas criando soluções sustentáveis da química e do plástico, e atendendo setores como moradia, alimentação e mobilidade. Recentemente a Braskem inaugurou um novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento voltado ao desenvolvimento de projetos relacionados à biotecnologia e processos químicos a partir de matéria-prima renovável, reforçando o compromisso da companhia por alternativas tecnológicas sustentáveis.
Palestrante: Dr. Iuri Gouvea (Braskem) → Lattes
01 Aug 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
16:30h á 17:30h
Palestra 15 - Recursos Genéticos e Melhoramento de Microalgas para a Produção de Biocombustíveis e Bioprodutos.
Palavras-chave: Embrapa; microalgas; biocombustível; bioprodutos; melhoramento genético.
As microalgas são organismos unicelulares e microscópicos que vivem em meios aquáticos e são capazes de realizar fotossíntese e de se desenvolver utilizando luz do sol e gás carbônico. Se reproduzem muito rapidamente, proporcionando grande quantidade de óleo e de biomassa. Óleos produzidos por algumas espécies quase sempre contêm compostos muito valiosos como, por exemplo, Ômega 3 e carotenoides. Através de ferramentas proporcionadas pela Engenharia Genética é possível modificar espécies selecionadas para aumentar o crescimento e potencializar o rendimento, reduzindo os custos de produção.
Palestrante: Dr. Bruno Brasil → Lattes
01 Aug 2017
Auditório B do PAF I - UFBA, Ondina
17:30h á 18:30h
Palestra 16 - Análise Crítica de Pilotos de Biorremediação.
01 Aug 2017
Auditório A do PAF I - UFBA, Ondina
18:30h á 19:30h
Palestra 17- Perfil do Trainee: um papo com a AMBEV.
Quarta 02/08
02 Aug 2017
8:00h á 12:00h
Minicursos
Realização dos minicursos
Minicurso 1 - Toxicologia Forense (abordagem: teórico)
PAF V, Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC), Lab I, Térreo - UFBA, Ondina.
Minicurso 2 - Nanotecnologia aplicada a Biotecnologia (abordagem: teórico e prático)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Sala 206, Segundo Andar - UFBA, Canela.
Minicurso 3 - Desenvolvimento de biotecnologias marinhas aplicadas no petróleo: biorremediação de ambientes poluídos (abordagem: teórico e prático)
À definir
Minicurso 4 - Células-tronco: aspectos gerais, classificação, propriedades e potencial terapêutico (abordagem: teórico)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Lab de Informática 4, Terceiro Andar - UFBA, Canela.
Minicurso 5 - Produção de Cerveja (abordagem: teórico e prático)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Sala 406, Quarto Andar - UFBA, Canela.
Minicurso 6 - Cultura de Células e Tecidos de interesse biotecnológico (abordagem: teórico)
Instituto de Ciências da Saúde (ICS), Sala da Congregação, Segundo Andar - UFBA, Canela.
02 Aug 2017
Reitoria da UFBA, Canela.
14:00h á 15:00h
Mesa Redonda II - Empreendedorismo em Biotecnologia
Uma empresa de biotecnologia é, por definição, uma empresa que vai desenvolver novos produtos ou serviços baseados em investigação e desenvolvimento. Logo, serão produtos inovadores, que vão ser superiores às soluções existentes – quando há alguma – e portanto exigirão, também por definição, um esforço de desenvolvimento tecnológico. Para isso existe a necessidade de implementar o ensino do empreendedorismo ainda na graduação para que desenvolva-se especificamente nos jovens a criatividade, a auto-confiança, o sentido de responsabilidade e a capacidade de trabalhar em grupo. Convidamos os congressistas a participarem da mesa redonda de discussão sobre Empreendedorismo. No encontro serão discutidos os pilares que sustentam a mente empreendedora, a troca de experiências entre pessoas engajadas nessa área, a dinâmica no ambiente de trabalho empreendedor, entre outros.
02 Aug 2017
Reitoria da UFBA, Canela.
15:30h á 17:30h
Cerimônia de Encerramento NÚCLEO17